PortugueseEnglishSpanishFrench Facebook LinkedIn Instagram

ENCONTRE SEU IMÓVEL

Parecer Mercadológico


Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM  é o documento elaborado  por um profissional habilitado, corretor de imóveis devidamente inscrito no CRECI (CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS)  e  no CNAI  (CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS) , observando-se o disposto no artigo 5º da Resolução COFECI nº 1.066/07, o qual está em consonância com a normatização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT nas normas NBR 14653-1, NBR 14653-2 e NBR 14653-3, que determina os critérios técnicos a serem apresentados, na  análise de mercado com vistas à determinação do valor de comercialização de um imóvel,  judicial ou extra judicialmente .

Sua elaboração está baseada no Artigo 3º da Lei 6.530/78, na RESOLUÇÃO COFECI – 1.066/2007, nas determinações mercadológicas da ABNT – NBR 14.653 – Norma Brasileira Avaliatória e dentro dos princípios da ética RESOLUÇÃO – COFECI 326/92.


Metodologia na Elaboração de Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica:

– Método Comparativo Direto de Dados de Mercado: o valor do imóvel é definido através de comparação de dados de mercado relativos a imóveis de características semelhantes, ao imóvel ora avaliado.

– Método Evolutivo: o valor do imóvel   é definido pelo somatório dos valores do terreno e da(s) benfeitorias(s) existentes sobre este terreno.

– Método Involutivo: O valor do imóvel é definido através de um estudo de viabilidade técnico-econômica de aproveitamento do terreno ou de uma gleba urbanizável, baseado no seu aproveitamento eficiente, mediante hipotético empreendimento imobiliário, compatível com as características do imóvel e com as condições do mercado.

– Método da Capitalização da Renda: O valor do imóvel é determinado com base  na capitalização presente de sua  renda  liquida prevista, que o imóvel gera considerando-se o cenário do mercado imobiliário.


Tratamento Matemático das Amostras:

Após  a pesquisa de dados, realiza-se o tratamento matemático das amostras, com a obtenção dos valores de metro quadrado de cada uma das amostras e a determinação do valor médio do metro quadrado, através da utilização de média aritmética.

Média Final:

Com base na média aritmética determina-se um intervalo, considerado ideal para o tratamento das amostras, com conseqüente  eliminação  das amostras anômalas.  Esta nova média e denominada  de média final.

Homogeneização de dados:

Posteriormente a determinação da média aritmética,  analisa-se os dados da planilha elaborada, para verificar se há uma coerência  nos resultados encontrados, ou se e’ necessário realizar uma nova homogeneização,  devido a uma incoerência , ou seja  tornar os dados homogêneos, descartando  aqueles que expressarem anomalias em relação a media dos valores encontrados.

Este critério de homogeneização e’ um fator extremamente pessoal e técnico e  depende exclusivamente da experiência , feeling  e convicção do avaliador.


Realizo Avaliações Ptam:

-Empresariais

-Particulares

-Judiciais

Consórcios

Aplicações:

Determinação de valor de mercado de seu imóvel,  para a comercialização na venda, compra e permuta, ou locação; renovatórias e revisionais , atualização de valores de ativos,  partilha de bens, indenizações , desapropriações ,  avaliações de patrimônio, avaliações de bens para penhora, avaliações de mercado para bancos, seguradoras, liquidações judiciais e extra judiciais, dações , leilões , licitações e  estudos de viabilidade econômica.


Avalio Imóveis:

Avaliações Urbanas:

Imóveis residenciais, casas, apartamentos, coberturas, áreas privativas, comerciais, prédios, lojas, sobrelojas, salas, galpões, industriais,  sedes, áreas, hotéis, empreendimentos turísticos e centros de lazer, Shopping Centers, terrenos, glebas e loteamentos.

Avaliações Rurais

Fazendas, sítios e chácaras

Solicite seu Orçamento, entre em contato!